Unidade de Terapia Renal realiza encontro para pacientes e familiares com Rins Policísticos
Na manhã deste sábado (24/11), a Unidade de Terapia Renal do Hospital São Vicente de Paulo-Cruz Alta, com o apoio do Programa de Mestrado em Atenção Integral à Saúde da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ), realizou o segundo encontro regional para pacientes e familiares com Rins Policísticos. Na oportunidade, ocorreu um diálogo de informação e painéis sobre cuidados medicamentosos, judicialização de medicamentos no tratamento de rins policísticos, dieta alimentar e depoimentos de pacientes.
O encontro foi realizado no auditório do HSVP, inicialmente a Assistente Social do HSVP, Fátima Bronzatti, realizou a apresentação histórica da Unidade Renal, bem como, as atividades sociais e de prevenção desenvolvidas junto aos pacientes. O evento contou com a participação do Dr. Jair Beck Filho, o qual abordou a temática de Judicialização de Medicamentos, destacando o caso do Tolvaptan, uma nova opção para tratamento de rins policísticos que ainda não está liberado no país.
O grupo também praticou de uma prática sobre o consumo diário excessivo de sódio e pode esclarecer dúvidas com a nutricionista e especialista em nefrologia do HSVP, Simoni Cador. Além de apontamentos com os médicos nefrologistas da Unidade Renal: Dr. Paulo Moreira e Dr. Jorge Bandarra Westphalen, os quais apresentaram a importância do diagnóstico precoce e o desenvolvimento dos rins policísticos dentro da linha hereditária.
O grupo também realizou uma visita técnica na Unidade de Terapia Renal do HSVP, com esclarecimentos da enfermeira nefrologista, Luciana, a qual apontou todos os procedimentos do paciente em diálise e como é realizado o funcionamento da máquina.
O próximo encontro está programado para o segundo semestre de 2019.
RINS POLICÍSTICOS
A doença do rim policístico é uma doença hereditária na qual crescem vários cistos de diferentes tamanhos no interior dos rins, fazendo com que aumentem de tamanho e alterem sua forma. Além disso, quando o número de cistos é muito elevado, o rim pode começar a ter mais dificuldade para funcionar, podendo resultar em insuficiência renal.
SINTOMAS
- Pressão arterial alta;
- Dor constante na parte inferior das costas;
- Dor de cabeça constante;
- Inchaço abdominal;
- Presença de sangue na urina.
*Para confirmar o diagnóstico, o médico nefrologista solicita exames como: ultrassom renal, tomografia computadorizada ou ressonância magnética, não apenas para identificar a presença dos cistos, mas também para calcular a quantidade de tecido saudável.
--
Emilady Malheiros - MTB/RS 18215
Assessora de Comunicação HSVP
Assessoria de Comunicação HSVP CA
comunicacao@hsvpca.com.br | (55) 3321 2401
Comentários
Enviar um comentário